banner_teste1

Com Agile o Gerente de Projeto subiu e não sumiu

Colada a essa discussão, muitos dizem que o gerente de projeto de software irá sumir em pouco tempo, porque com equipes auto gerenciáveis, multidisciplinares, em contato constante com o cliente, colhendo feedback e melhorando constantemente, sobra pouco significado e importância para o gerente de projeto. No entanto, notem que falta um ‘s’ proposital nas frases acima e que refletem bem essa situação de um gerente olhar para o andamento do projeto e ‘bater cronograma’.

Um bom gerente de projeto atualmente tem muito mais a contribuir com a empresa no contexto de gerente de projetos. Por que com abordagens ágeis uma equipe dentro de um projeto têm todas as ferramentas para desenvolver um projeto de forma muito  eficiente (Scrum, XP). Entretanto, muito se perde e muito tempo se desperdiça sem um gerente de projetos olhando para otimização do fluxo de trabalho,olhando para a interação entre as equipes e pensando na estratégia de condução dos próximos trabalhos perante aos projetos em andamento.

Outra vertente que fez o gerente de projetos subir foi a possibilidade de planejar estrategicamente junto à direção e junto ao comercial que sempre foi fonte de grandes problemas (tema para a próxima elucubração) pela variabilidade natural do software.

Então, é isto meus caros. Mais importante que essas discussões com tons xiitas é encher nossa caixa de ferramentas para usar em cada caso e não ter que ‘martelar parafuso’.

Grande abraço.

@paulo___barbosa

Comments are closed.