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Equipe da QUAY inicia Academia do Agile

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a equipe da QUAY iniciou a Academia do Agile em Florianópolis, um treinamento completo para o profissional ágil oferecido pela V.OFFICE (@voffice).

A Academia do Agile é uma iniciativa conjunta entre a Globalcode (@globalcode) e a Lambda3 (@lambdatres), com o objetivo de trazer a primeira formação completa de desenvolvimento de software utilizando técnicas ágeis do mercado.

Unindo toda a experiência e o conhecimento dos consultores da Lambda3 no mercado ágil à experiência na criação e formatação de carreiras e cursos completos, a infraestrutura e rede de parceiros da Globalcode, a Academia do Agile representa uma especialização inovadora, a qual vem contribuir significativamente com o mercado de Agile no Brasil.

Composta de 8 módulos, a academia apresenta uma trajetória completa para implantação, manutenção e evolução de uma cultura ágil em equipes de desenvolvimento de software.

Os módulos abordados são:

– Implantando e liderando equipes Ágeis;
– Criação de produtos com Requisitos Ágeis;
– Otimizando a Comunicação através de DDD;
– Modelagem Ágil de Software;
– Práticas Ágeis de Engenharia de Software com XP;
– Gestão de projetos com Scrum;
– Gestão de processos com Kanban e Lean;
– Estratégia Ágil para Governança em TI.

O primeiro módulo foi ministrado por Felipe Rodrigues (@felipero) e abordou o principal risco da adoção de metodologias ágeis em empresas: a gestão de pessoas. As metodologias ágeis tem o foco em indivíduos e interações em primeiro lugar, ao invés de processos e ferramentas. Quando se coloca o ser humano em primeiro plano a complexidade que ele possui vem junto, e por isso torna-se difícil gerenciar todas as situações que podem vir a ocorrer. Para trabalhar esse problema uma das ferramentas apresentadas foi o coaching.

O coaching é uma ferramenta que possibilita a preparação de líderes em equipes ágeis, treinando-os com técnicas e práticas que incentivam a facilitação de problemas que possam surgir durante os desenvolvimentos de uma equipe.

Em uma prática de coaching existem dois papéis fundamentais, o de coach e coachee. O coach é o facilitador e aplica as técnicas em um coachee. Ele auxilia o coachee a definir e encontrar metas e resolver empecilhos que possam estar dificultando o alcance do objetivo.

Durante o módulo foram explicadas algumas das técnicas mais utilizadas por coachs para o desenvolvimento do coachee, como visualização, desenvolvimento de empatia, roda da vida, janela de Johari, negatividade relacionada ao erro, análise de causa-raiz, e outras. Em diversas oportunidades algumas técnicas foram aplicadas com a turma através de dinâmicas de grupo, auxiliando a exemplificar e treinar os participantes.

A sensação da equipe é que passamos por uma grande sessão de coaching de dois dias, e que o Felipe Rodrigues no papel de nosso coach facilitou o processo de entendimento de como gerenciar pessoas é complexo, e que precisamos estar preparados para estas situações da mesma forma que nos preparamos tecnicamente para construir a melhor solução possível para o cliente.

Abaixo, alguns depoimentos dos membros da nossa equipe que estiveram presentes sobre as experiências vividas neste primeiro módulo:


“O primeiro módulo foi um grande sucesso, as partes de coaching, Janela de Johari e Rapport foram as que mais me agradaram…” @Paulo___Barbosa

“Aprender a ter empatia, desenvolver a confiança, ter metas é inerente a cada um dos elos de uma equipe. E ter tudo isso claro em mente, contribui para o desenvolvimento pessoal, e reflete no equilíbrio profissional. No fim, a satisfação é o foco.” @CharlesK64

“Gostei muito do foco em metas que o coaching proporciona, direto ao ponto. A definição de uma meta SMART, que é específica, acompanhável, alcançável, realística e controlável é simplesmente uma ótima definição de como toda meta deveria ser.” @ACRadtke

“Você deve trabalhar bem para viver ainda melhor. Planejar metas possíveis e desafiadoras é um bom caminho para sentir mais motivado e realizado.” @PauloFalaster

“Uma visão para as pessoas e nem tanto para os processos. Essa primeira fase bateu forte no pilar mais importante de uma empresa. Tenha muito claro o que você quer mas saiba entender os outros, suas diferenças e pontos de vista!” @DaviRMM

“Neste primeiro módulo dentro os excelentes temas abordados, me identifiquei muito com a experimentação de coach, e com a importância de ajudarmos aos membros de nossa equipe a identificar e atingir suas metas pessoais e profissionais.” @RodrigoNunesSC

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