05042016

5 maneiras de estimular o uso da Intranet na sua empresa

As intranets sociais revolucionaram o mundo dos negócios e a forma de se comunicar com o público interno. Mais do que publicar informações sobre a empresa ou compartilhar documentos, elas têm se tornado um ambiente para troca de ideias e interação, onde pode-se identificar verdadeiros especialistas e conhecer mais a fundo atividades de outros setores.

Mas para chegar neste objetivo há um longo caminho a ser percorrido. Incutir nos colaboradores a cultura da colaboração e compartilhamento de conhecimento requer por parte dos líderes, estratégias bem pensadas para potencializar o engajamento e assim atingir os objetivos de negócio da empresa.

A seguir, listamos cinco práticas que podem auxiliar na conquista desse objetivo.

1) Facilite a experiência do usuário. As intranets sociais podem ser customizadas para atender diretamente as necessidades da empresa. Mas é preciso tomar cuidado para não complicar a busca de informações e formas de interação. Oferecer ao usuário uma experiência fácil e prática será muito mais interessante do que apresentar ferramentas complexas.

2) Esclareça os objetivos da ferramenta. Para toda a equipe se engajar e se envolver na utilização de intranets sociais, eles precisam saber exatamente o que está sendo esperado deles. Todo o projeto deve estar alinhado com os objetivos do negócio e a comunicação é a palavra-chave para alcançar este objetivo.

3) Lidere pelo exemplo. A intranet é uma ótima oportunidade para estabelecer uma conversa mais próxima entre departamentos. Portanto, não basta exigir que os colaboradores utilizem a plataforma, se os próprios líderes não exercem esse papel. Aproveite esta ferramenta para estimular debates nos grupos de discussão, com sugestões e novas ideias para a mesa de trabalho. Liderar pelo exemplo é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o engajamento dos colaboradores.

4) Deixe a criação de conteúdo nas mãos da sua equipe. A sua equipe de trabalho tem mais potencial que imagina. Não confiar que eles possam contribuir para o crescimento da empresa pode ter uma série de efeitos negativos na implementação da intranet social. Mas se os líderes demonstrarem confiança no conteúdo que possa ser compartilhado com eles, tudo muda. A criação de blogs e wikis é uma excelente maneira de identificar colaboradores que anseiam compartilhar suas ideias com os demais setores da empresa.

5) Recompense a atuação dos usuários. Você conhece quais pessoas da sua equipe contribuem frequentemente com ideias que visam o crescimento da empresa? A gamificação possibilita uma competição saudável entre os usuários, identificando e recompensando os mais participativos dentro da rede. Isso não só estimula o envolvimento de toda a equipe, mas permite que as organizações facilmente identifiquem especialistas que possam encontrar soluções para diversos problemas, contribuindo para a melhor gestão do conhecimento interno.

Quer revolucionar a comunicação com seus colaboradores com uma intranet social? Fale com o nosso comercial e transforme seu negócio.

Comments are closed.