12042016

Conheça 4 funcionalidades indispensáveis em uma Intranet

Quando falamos de intranet, profissionais de RH ou de comunicação enxergam nesta plataforma um caminho para aprimorar a comunicação interna e também ser uma aliada na fidelização da marca perante os colaboradores. Mas deve-se ter atenção ao avaliar as soluções disponíveis no mercado. Listamos quatro funcionalidades essenciais para que a Intranet seja uma poderosa arma de engajamento e colaboração entre departamentos.

Perfis: Em uma empresa com um grande número de colaboradores é muito difícil todos se conhecerem, o que torna a missão do RH ainda mais desafiadora. A criação de um perfil na Intranet é o primeiro passo para facilitar essa aproximação entre pessoas, pois através dele, o colaborador pode listar seus assuntos de interesse, incluir sua experiência de trabalho, fomentar debates dentro da própria rede, organizar e participar de eventos. A intensa participação contribui não só para a empresa, mas para o próprio funcionário que poderá ampliar a sua rede de contatos e adquirir relevância.

Grupos de discussão: Para manter a sua Intranet bem organizada, a criação de espaços de trabalho on-line para cada departamento é uma mão na roda. Quando departamentos têm os seus próprios espaços de trabalho virtuais, os conteúdos podem ser compartilhados e consultados em um único lugar facilitando a busca de informação na plataforma.

Compartilhamento de arquivos: optar pelo e-mail para enviar determinados documentos para uma equipe às vezes pode ser um problema, principalmente se o tamanho do anexo excede o limite permitido. Para potencializar a comunicação sem prejudicar o fluxo de informações, é possível anexar documentos, vídeos ou imagens às páginas da Intranet. Ao permitir o compartilhamento de dados diretamente com determinado grupo, é possível centralizar todos os conteúdos em um único ambiente, tornando a busca mais assertiva e garantindo um repositório atualizado e facilmente acessível aos usuários, de acordo com suas permissões.

Administração simples: Centralizar toda a administração da Intranet no departamento de TI ou no MKT pode resultar no adiamento de outras tarefas e projetos importantes, sobrecarregando aquele setor. Uma Intranet bem estruturada permite uma administração simples que pode ser manuseada por usuários específicos e treinados para que o ambiente esteja sempre atualizado e evoluindo. Se considerarmos um ambiente de Intranet Social, esta administração passa a ser ainda mais expandida, onde todos os usuários da empresa podem contribuir e reagir aos conteúdos.

A QUAY traz na bagagem a experiência de construção de Intranets para diversos setores e empresas de todos os tamanhos. Temos competência e sistemas prontos para criar ambientes de Intranets colaborativas e sociais. Venha fazer a sua conosco!

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