colaboração

Repense seu modelo de negócio na era da colaboração

Hoje, será que manter estruturas tradicionais no ambiente empresarial ainda é vantajoso?

A Deloitte Talent, empresa de consultoria dos Estados Unidos, divulgou recentemente um estudo sobre as tendências do capital humano global em 2016. Após uma pesquisa realizada com 7 mil líderes empresariais e de RH em 130 países em todo o mundo, pode-se constatar que, de cada 10 executivos entrevistados, nove veem como prioridade repensar a estrutura organizacional da empresa (e isso envolve o uso de novas tecnologias).

Destes, em média 45% já estão ensaiando uma reestruturação ou planejando a mesma. Embora a boa intenção esteja presente, apenas 14% dos executivos entrevistados acreditam que as empresas hoje estariam efetivamente prontas para atuar em um novo modelo de negócio.

Os líderes estão olhando “para dentro de casa” e percebendo que mais do que vender, o grande desafio também é extrair o que os colaboradores têm de melhor, estimulando o engajamento e o compartilhamento de informações para promover o crescimento da empresa.

E são estes líderes que têm sentindo na pele que, se não pensarem o ambiente de trabalho com foco na cultura da aprendizagem e colaboração, acabarão ficando para trás e consequentemente perderão espaço no mercado. Colaborar deixa de ser um ato praticado em um pequeno grupo de pessoas, para ser uma troca ampla de ideias que melhor atenda a resolução de demandas. Apostar em um ambiente conectado estimula o melhor aproveitamento dos recursos de negócio e capital humano.

Para suprir estas necessidades, os departamentos de RH’s são o grande foco para uma reformulação efetiva com foco na interação. A intranet social é uma oportunidade para estimular um ambiente colaborativo. É a hora de experimentar novos processos, ao invés de ficar preso a um planejamento; de empoderar pessoas, ao invés de controlá-las; de apostar em relacionamento, ao invés de se manter engessado em hierarquias.

A QUAY é especializada em consultoria e desenvolvimento de Portais e Intranets Sociais e tem percebido o quanto investir nesta tecnologia possibilita uma transformação, não só no departamento de RH, mas também de Comunicação e Marketing, que pode ampliar o compartilhamento do conhecimento e pode entregar a melhor experiência de usuário para seu público.

Dê você também um passo rumo à inovação. Fale com nosso comercial e conheça como transformar seu negócio.

Comments are closed.