pd

Seminário de Gestão de P&D

O segredo para criar produtos de alto valor tecnológico, e portanto inovadores, é saber fazer Pesquisa e Desenvolvimento de forma eficiente. Para as empresas que investem em P&D e conseguem transformar seu conhecimento em inovação, o futuro é promissor. São elas que conseguirão manter-se competitivas e colher os melhores resultados no seu setor.

O evento contou com a presença de líderes de P&D brasileiros, que apresentaram suas experiências e desafios, suas trajetórias e estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento para a expansão dos negócios.

Palestrantes – O seminário trouxe palestras do Presidente da P&D Brasil, Luiz Francisco Gerbase, do Diretor da Área de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Fernando Ranieri, do Gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras, Francisco Pais, do

Gerente Setorial do Departamento de Indústrias da DETIC/BNDES, Ricardo Rivera e o do Chefe do Departamento de Tecnologias da Informação e Serviços da FINEP, André Nunes. Os temas abordados, não focaram apenas na Gestão de P&D, mas também em linhas de financiamento e subvenção para inovação, além de oportunidades de apoio para a indústria de base tecnológica nacional.

P&D Brasil – A P&D Brasil, associação das empresas de base tecnológica nacional, foi criada em 2012 por empresas do setor eletroeletrônico que possuem seu ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizado inteiramente em território nacional. Sua constituição foi motivada pela necessidade urgente de reduzir a dependência tecnológica e o déficit comercial de bens com alta tecnologia, bem como fomentar e subsidiar o governo na construção de políticas de estímulo aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento – P&D, inovação para domínio tecnológico no país.

Troféu P&D – A P&D Brasil aproveitou a oportunidade do evento para instituir o Troféu P&D Brasil de Reconhecimento pela Contribuição ao Desenvolvimento Tecnológico do País. Nesta primeira edição do prêmio, os agraciados foram a Embraer (como empresa brasileira de destaque mundial em desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas), a Petrobras (pela liderança mundial em desenvolvimento de tecnologias do petróleo e o seu apoio à cadeia de fornecedores com base tecnológica brasileira) e a Secretaria de Telecomunicação do Ministério das Comunicações pela efetividade na construção de políticas públicas de promoção do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Autoridades de governo – O evento contou com a presença dos representantes do governo federal, BNDES, Superintendente da Área Industrial, Maurício Neves, Assessor da Presidência, Carlos Azen, engenheiros Ingrid Teixeira e Wellington Barros, FINEP, Assessor da Presidência e Cooperação Internacional, Alexandre Barragat, Ministério das Comunicações, Diretor do Departamento de Ciência, Industria e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, da Telebras, Diretor Técnico, Paulo Kapp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Coordenador da SEPIN – Secretaria de Política de Informática, Hamilton Mendes, Coordenador de Administração da SEPIN, Francisco Silveira.

Comments are closed.