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Use a intranet social para fidelizar a sua marca aos colaboradores

Mas nessa etapa, em que a empresa quer mostrar ao mercado a que veio, pode cair no erro de olhar só para uma direção: aquela em que aponta para os clientes, parceiros e fornecedores. Não podemos esquecer que para gerar mais clientes, é preciso cuidar primeiro dos seus clientes internos, afinal como eles irão disseminar as ações da marca, se nem eles sabem o que está acontecendo dentro da empresa?

Os colaboradores são parte fundamental deste processo de branding e são eles que auxiliam na venda da marca. Isto não inclui apenas uma política de benefícios ou reconhecimento de competências, parte muito bem direcionada pelos gestores de RH. Mas sim, uma política de comunicação pensada no que a empresa quer transmitir aos colaboradores e quais canais podem ser usados para este objetivo.

Agora é o departamento de comunicação e marketing que tem a missão de realizar um bom trabalho de endomarketing. Com uma geração muito à vontade em ambientes colaborativos, plataformas digitais podem ser uma ótima maneira de divulgar informações institucionais e fomentar o debate e o compartilhamento de informações.

Uma estratégia de comunicação interna eficaz deve mostrar a capacidade de adaptação a esta nova realidade e investir em ações que vão ao encontro do perfil do colaborador. Assim como o departamento de RH obtém benefícios, o uso de uma intranet social corporativa pode auxiliar e muito a equipe de comunicação.

É por meio desta plataforma que podem ser divulgados eventos, notícias e todo o tipo de conteúdo, incluindo galeria de documentos, imagens e vídeos, lançamentos de campanhas e compartilhamento de materiais com públicos distintos. Os colaboradores podem reagir aos conteúdos, fomentando o conhecimento dentro da rede da empresa.

Mais do que desenvolver um conteúdo para divulgação, é preciso que este tenha um objetivo a ser alcançado com os profissionais que atuam na empresa, pensando cuidadosamente na qualidade das informações. Por isso, as estratégias devem estimular o sentimento de pertencimento à empresa, gerando engajamento entre equipes e com metas que valorizem o negócio. Só assim, a intranet social corporativa poderá ser bem aproveitada.

A transformação digital não passa apenas por uma mudança tecnológica mas sim por uma mudança cultural. De nada adianta ter à mão boas ferramentas, se a equipe não tem incutida uma cultura de colaboração e estratégias que incentivem tal comportamento. E para uma boa divulgação da marca internamente, a participação dos líderes e gestores deve ser um passo primordial. O resultado será um maior rendimento da equipe de forma mais determinada, feliz e efetiva.

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