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Desafios dos gestores de TI resolvidos com Intranets

Há uma ponte entre quem cria a informação e quem toma decisão. Profissionais de TI sempre estão trabalhando para viabilizar o acesso à informação para que as tomadas de decisão sejam mais eficazes e embasadas em dados. Mas criar um ambiente integrado onde usuários se sintam bem em trabalhar e tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para gerar o conhecimento organizacional pode ser um desafio.
As intranets podem ser este ambiente e são a chave de sucesso quando bem implementadas.

E quando pensamos em colaboração, são as áreas de Comunicação e de Recursos Humanos que mais solicitam apoio do setor de TI para atender seus objetivos. A área de comunicação precisa fazer o endomarketing, e Recursos Humanos precisa engajar, criar campanhas motivacionais, de incentivo ao feedback positivo e de colaboração em todos os níveis hierárquicos da organização, entre a empresa e seus colaboradores. A TI sabe que precisa construir uma ponte sólida, segura e de fácil acesso. Mas como chegar lá?

SSO, Integrações e Mobilidade

Usuários já usam seus sistemas, alguns mais modernos, de interface web, outros legados e mais discretos. Na teoria, todos atendem as necessidades. Na prática, são um punhado de endereços de acesso e telas solicitando usuário e senha toda vez que é preciso fazer alguma coisa. O desafio é juntar todos em um ambiente onde o usuário entra uma única vez (Single Sign On – SSO) e seja identificado com seu perfil, recebendo a permissão de realizar suas atividades e acessos de acordo com suas atribuições e informações autenticadas por um serviço LDAP.

Cada sistema por sua vez, pode ser acessado diretamente ou pode servir de fonte de dados para consultas montadas em telas tipo dashboard, onde o usuário tem uma visão integrada de informações importantes para o seu trabalho e para a tomada de decisões. Além disso, quando se pensa em uma Intranet, também são avaliados os sistemas existentes e muitas vezes, suas telas são evoluídas para atender critérios de responsividade, garantindo que sejam acessadas em qualquer dispositivo da empresa. Isso viabiliza o acesso de pessoas com smartphones que estão em campo ou se locomovendo no chão de fábrica, por exemplo.

CMS e ESN para colaboração e reação

Trazendo uma plataforma que tenha um gerenciador de conteúdos potente (Content Management System – CMS) e com a modernidade das funcionalidades sociais (Enterprise Social Network – ESN) é possível atender as demandas da Comunicação e do RH em um projeto bem estruturado. Usuários podem colaborar com conteúdos próprios e podem reagir aos conteúdos dos seus pares. Podem criar grupos de inovação para discussões e evoluções de assuntos incluindo imagens, vídeos e documentos. Também podem ter acesso aos eventos e murais da empresa, seja em seus dispositivos como também nas TVs corporativas, com aplicativos criados para comunicar e para integrar pessoas e equipes em prol de atividades e projetos. Estes são apenas alguns exemplos dentre uma grande lista de funcionalidades prontas para usar.

Infraestrutura eficiente e econômica

Mas não só de soluções de software vive a área de TI de uma organização, é preciso garantir que o ambiente computacional esteja atualizado e capaz de suprir a demanda de tráfego e armazenamento dos usuários da Intranet. Graças as constantes evoluções da tecnologia de Cloud, o gestor de TI atual pode contar com um arsenal de hardware e software na nuvem, totalmente escalável, que permite a elasticidade necessária para expandir os níveis de serviço tão rapidamente quanto as necessidades de processamento e de comunicação aumentam.

Para atender picos de acesso em momentos especiais como o lançamento de uma campanha, de um produto, a virada de chave para outro ERP ou questões sazonais, nada melhor que uma solução em cloud. Toda a configuração do ambiente é rápida e totalmente transparente para quem está utilizando a Intranet.

Isso não apenas dá ao gestor de TI maior velocidade em atender seus clientes internos, como também lhe garante maior economia com a infraestrutura, desembolsando mensalmente uma pequena parcela do que seria um investimento caro que estaria depreciado em poucos anos.

O próximo passo da TI

É hora de preparar a empresa para o crescimento. No momento de crise, quem investe em soluções para aumentar a eficiência de suas equipes, está tornando a empresa mais competitiva para novos cenários.

Se você é de TI, entre em contato com a QUAY. Trazemos na bagagem a experiência de construção de Intranets para diversos setores e empresas de todos os tamanhos. Temos competência e sistemas prontos para criar ambientes de Intranets colaborativas e sociais. Também nos especializamos em fornecer serviços de gerenciamento e monitoramento de ambientes de Portais e Intranets na nuvem, fazendo com que tenhamos condições de atender os projetos de ponta a ponta, da concepção ao uso em ambiente de produção. Nossos clientes são empresas onde as equipes de TI tornaram-se parceiras e perceberam como podemos ajudá-las a atingirem suas metas de exceder as expectativas dos seus clientes internos.

Estes são apenas alguns desafios, vamos dar o próximo passo juntos?

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